Ação na comunidade Quilombola Kalunga

Ação na Comunidade Quilombola Kalunga – Construção de unidades habitacionais com soluções sustentáveis de esgotamento sanitário (BET) e iluminação.

O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga fica no extremo norte do Estado de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros no município de Cavalcante. Diversas comunidades vivem na região, dentre elas a Comunidade Prata, que abriga cerca de 70 famílias. A comunidade recebe esse nome por estar às margens do Rio Prata, que em 2016, após uma enchente que atingiu a região, deixou diversos moradores desabrigados. Pela situação emergencial, a AGEHAB através do Cheque Mais Moradia do Governo de Goiás construiu e entregou moradias populares para 26 dessas famílias proporcionando melhorias na qualidade de vida destas vítimas.

A AGEHAB em busca de desenvolver ações sustentáveis, recentemente premiados  pelo desenvolvimento do Programa Casa Solar – Uma experiência inovadora de eficiência energética e inclusão social em moradias populares em Goiás e com participação do Programa do Território do Bem-Viver – Projeto piloto dos 17 ODS das Nações Unidas em Alto Paraíso de Goiás, buscou parceria com a ONG Litro de Luz e juntos realizaram uma grande ação na Comunidade Quilombola Kalunga. A região isolada e de difícil acesso sendo necessário a adoção de soluções econômicas e ecologicamente sustentáveis, composta por garrafas plásticas, painéis solares, baterias e lâmpadas LED proporcionam melhorias na qualidade de vida sem descaracterizar a cultura e o modo de vida destas famílias. Além da iluminação nas casas com 70 unidades de postes, foram fabricados junto com a comunidade 90 lampiões.