Programa casa solar em Alto Paraíso, Palmeiras de Goiás e Pirenópolis

As primeiras unidades habitacionais de interesse social de Goiás a receberem o sistema fotovoltaico em moradias populares foram nos municípios de Alto Paraíso (40 unidades) e Pirenópolis (149 unidades), instalações realizadas em maio de 2017. Os municípios de Palmeiras de Goiás (740 unidades) e Caçu (260 unidades) estão em fase de cadastro para iniciar as etapas estabelecidas pelo Programa.

O recurso empregado na prática de eficiência energética e inclusão social em moradias populares adotadas no estado de Goiás foi através do Cheque Mais Moradia modalidade Melhoria, recentemente foi adotado como modelo pelo Ministério das Cidades para ser aplicado como Cartão Reforma a nível nacional, a fim de solucionar problemas semelhantes aos vivenciados nas habitações de interesse social no estado de Goiás, sendo a prática viável a reaplicabilidade em todo o território nacional. O Cheque Mais Moradia modalidade Melhoria é um programa desenvolvido pelo Governo de Goiás para a utilização do crédito outorgado do ICMS como fonte de recursos para construção e reforma/ampliação de moradias de interesse social e de equipamentos comunitários. O Cheque Mais Moradia estimula o efeito multiplicador na economia regional – aquece o comércio local, insere o beneficiário na economia como comprador, gera empregos e renda e evita sonegação fiscal. A fonte de recursos é no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais) por unidade habitacional destinado exclusivamente à compra de materiais. Durante todas as etapas estabelecidas pelo Programa  há acompanhamento da equipe técnica da AGEHAB, envolvimento da Prefeitura Municipal, dos beneficiários e de responsáveis de diferentes seguimentos do setor energético do Estado. A comunidade participa dos processos decisórios de aplicação dos recursos e na escolha da empresa instaladora do sistema fotovoltaico.

Os resultados alcançados pela prática, busca utilizar de forma mais eficiente os recursos naturais energéticos, com a aplicação da energia solar como meio indutor da promoção do desenvolvimento sustentável e social em moradias populares, reduz tanto os níveis de degradação e impacto ambiental quanto as despesas domésticas destas famílias que poderão investir em melhor qualidade de vida. Visa o estímulo à geração de emprego, reduz a exclusão social por meio da popularização da tecnologia, promove o empoderamento da comunidade de forma ativa nos processos decisórios de aplicação dos recursos.

Fotos do programa Casa Solar em Alto Paraíso

Fotos do programa Casa Solar em Palmeiras de Goiás

Fotos do programa Casa Solar em Pirenópolis