31/10/2017 – Seminário do crescimento Energias Renováveis

Programa Goiás Solar será apresentado em Roraima

No dia 31 de outubro, a superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes, irá apresentar o Programa Goiás Solar, durante o Seminário do Crescimento – Energias Renováveis, no Sebrae de Roraima, unidade São Francisco.
 
O Programa Goiás Solar, gerido pela Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), desenvolve políticas públicas para o fomento da geração de energia limpa e renovável no Estado de Goiás.
 
Em vigor desde fevereiro de 2017, o Programa se destaca nacionalmente e internacionalmente por promover parcerias entre o governo, as empresas, as universidades e a comunidade, afim de promover o crescimento da geração de energia solar centralizada e distribuída em Goiás; reduzir a carga tributária das usinas; articular a oferta de linhas de financiamento com prazos e juros competitivos; simplificar o processo de licenciamento ambiental; Interceder junto às concessionárias para a simplificação e agilidade dos processos de habilitação dos empreendimentos; e estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, a partir de fontes renováveis.
 
De acordo com Danúsia Arantes, essas alianças entre o governo, as empresas, a universidade e a sociedade civil propostas pelo Programa Goiás Solar são estratégicas. “Elas favorecem o diálogo sobre as demandas e os entraves percebidos pelas empresas, nos dão a oportunidade de desenvolver políticas públicas ajustadas às necessidades das empresas e dos consumidores e facilitam o crescimento econômico do Estado”, afirma.
 
Hoje, estão em funcionamento, em todo o Estado de Goiás, mais de 368 usinas de energia solar fotovoltaica. A expectativa é que esse número aumente ainda em 2017.