Programa Goiás Solar é apresentado em Roraima como referência nacional

O Programa Goiás Solar, plataforma instituída pelo governo do estado para fomentar a geração e uso de energia limpa, foi apresentado em Boa Vista, capital de Roraima, no último dia 31, Considerado modelo exemplar pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Programa goiano foi exibido pela superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes. durante o seminário Desafios do Crescimento – Energias Renováveis realizado pelo Sebrae de Roraima.
 
Na ocasião, a superintendente falou sobre as estratégias de sucesso do Programa Goiás Solar, e sobre os conceitos e metodologias. Danúsia Arantes também apresentou a soluções, encontradas junto aos parceiros estratégicos, para viabilizar o financiamento de insumos e instalações, a desburocratização e a celeridade quanto às licenças, a isenção de tributação aos que produzem e usam energia limpa, e as medidas para o fortalecimento da cadeia produtiva.

O seminário contou, ainda, com apresentações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (Abiogás) e de representantes do próprio Sebrae.
 
Em Boa Vista, a superintendente também cumpriu agenda com a governadora e secretários estaduais de Roraima e participou de programa de rádio.
 
COOPERAÇÃO
 
A governadora de Roraima, Suely Campos, recebeu, no dia 31, a superintendente da Secima, Danúsia Arantes. Na ocasião foi proposta uma aliança estratégica entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan/RR), Sebrae/RR, Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI), Governo de Goiás, governo de Roraima, Absolar, Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica). Essa aliança visa a elaboração e o desenvolvimento de uma política de Estado que preveja a geração e o uso de energias renováveis na gestão da matriz energética do Estado de Roraima. Ação será capitaneada e coordenada pelo Sebrae Nacional e Sebrae Roraima.