29/11/2017 – Programa goiano de fomento a energia solar é apresentado no Piauí;

Programa goiano de fomento a energia solar é apresentado no Piauí
 
Reconhecido como referência nacional, pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Programa Goiás Solar foi apresentado como case de sucesso, nesta terça-feira, dia 28, durante o Seminário de Pesquisa em Energia Solar no Piauí. A programação faz parte do Workshop Piauí Solar, realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES), em parceria com a Universidade Federal do Piauí, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e o Instituto Piauí Solar.
Segundo a coordenadora do Programa Goiás Solar e superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura, Danúsia Arantes, o Programa tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento deste setor, capilarizando a geração e consumo de energia limpa para todas as regiões do estado. Ela afirma que o Programa Goiás Solar tem ganhado destaque nacional por sua estrutura orgânica. “Por meio de aliança interdisciplinar entre governo, empresas, universidades e sociedade, o Programa atua nos eixos estratégicos da tributação, do financiamento, da desburocratização, da infraestrutura, do fortalecimento da cadeia produtiva, da educação e da comunicação”, destacou. 

Para a superintendente, a intersetorialidade com outras secretarias do governo de Goiás é, também, um diferencial que contribui com a constante evolução do Programa Goiás Solar. “Nós contamos com o esforço intersetorial que envolve a Secretaria de Desenvolvimento (Sed), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Goiás Fomento”, disse.

 
Conforme os dados da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), em 2017, o número de usinas de energia solar fotovoltaica no estado de Goiás quase triplicou, somando 412 instalações que geram cerca de 31.880 kilowatts por dia. De acordo com Danúsia Arantes, o aumento da participação da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica do Estado traz maior segurança energética e diversificação no atendimento à população e às indústrias em território goiano. “A garantia de energia perene contribui com a qualidade de vida dos cidadãos”, disse.
Para a superintendente Danúsia Arantes, é satisfatório participar desse debate em âmbito nacional, por meio do Comitê de Governança do SEBRAE Nacional, e poder contribuir com o debate apresentando Programa Goiás Solar como ação estratégica do governo de Goiás. “É gratificante fazer parte dessa história e promover, mediante o trabalho na Secima, na Superintendência de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura, um exemplo de Programa que inspira outros estados do Brasil a percorrerem o mesmo caminho” destacou.
 
A mesa redonda em que o Programa Goiás Solar foi apresentado também recebeu representantes do Palmas Solar e do Sebrae Nacional. A programação do evento Piauí Solar segue até a quinta-feira, dia 30, e, conta com palestras, conferências, minicursos, lançamento de livros e apresentações culturais.