Geração Distribuída

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO ESTADO DE GOIÁS

A geração distribuída pode ser definida como uma fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição ou situada no próprio consumidor. No Brasil, a definição de GD é feita a partir do Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004:

“Considera-se geração distribuída toda produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador (...)".

De acordo com Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, responsável por constituir as condições regulatórias para a inserção da geração distribuída na matriz energética brasileira, são apresentadas as seguintes definições:

Microgeração distribuída:  central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize cogeração qualificada, ou fontes renováveis de energia elétrica conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras;

Minigeração Distribuída: central geradora de energia elétrica com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5MW e que utilize cogeração qualificada, ou fontes renováveis de energia elétrica conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

A geração distribuída no Brasil tem como base um Sistema de Compensação de Energia, no qual o consumidor-gerador, após descontado o seu próprio consumo, recebe um crédito (em kWh) na sua fatura pelo saldo positivo de energia gerada e inserida diretamente na rede de distribuição, tendo até 60 meses para utilizar este crédito. A rede elétrica disponível é utilizada como backup quando a energia gerada localmente não é suficiente para satisfazer as necessidades de demanda do consumidor-gerador, o que geralmente é o caso para fontes intermitentes de energia, como a solar.

O estado de Goiás atualmente conta mais de 690 unidades consumidoras (UCs) que recebem créditos através da geração distribuída, que juntas somam mais de 9.440 kW de potência.

Vide tabelas e projetos de empreendimentos de geração distribuída no estado de Goiás abaixo:

TABELA DE GERAÇÃO DISTRUIBUÍDA NO ESTADO DE GOIÁS, POR MUNICÍPIO:

Geração Distribuída em Goiás

GRÁFICO DOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS GOIANOS EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (kW):

GRÁFICO DA EVOLUÇÃO DA POTÊNCIAEVOLUÇÃO DA QUANTIDADE DE UNIDADES CONSUMIDORAS BENEFICIADAS PELA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM GOIÁS(kW):

TABELA DA GERAÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM GOIÁS POR CLASSE DE CONSUMO:

TABELA DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM GOIÁS POR MODALIDADE DE GERAÇÃO:

RANKING DE UNIDADES CONSUMIDORAS COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO BRASIL (kW)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR PROJETOS EXECUTADOS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM GOIÁS, ATRAVÉS DOS PARCEIROS DO PROGRAMA GOIÁS SOLAR.