Pesquisa Delphi – Veículos Elétricos Pesados – PROMOB-e

O PROMOB-e é um projeto do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.  Esse projeto, por meio da consultoria GFA, está elaborando pesquisas no sentido de traçar cenários e mapas de rotas tecnológicos da adoção de veículos elétricos no Brasil.

Há um estudo extenso e profundo, que projeta possíveis futuros para o grande segmento de veículo elétricos leves e que focaliza em oportunidades de P&D. Em paralelo, há outro estudo complementar e de menor monta com foco em veículos elétricos pesados (ônibus e caminhões). É para esse segundo estudo que solicitamos a sua colaboração.

Esta pesquisa, tipo Delphi, por focalizar o segmento de pesados, onde os clientes finais são pessoas jurídicas, tem formulação distinta da primeira já realizada. Resumidamente, a presente pesquisa objetiva entender:

  • os fatores que vão decidir a escolhas das opções disponíveis;
  • os cenários de vendas dos “eletrificados”, previamente elaborado, visando ajustá-los e validá-los com base na “crowd wisdom” dos especialistas;
  • como e em que condições se dará a marcha da nacionalização do Sistema de Propulsão Elétrica (SPE), das várias opções tecnológicas consideradas;

 

Sua colaboração é extremamente valiosa para nós e agradecemos muito sua participação. Informamos que, ao fim dos estudos, um resumo do relatório será enviado a todos os respondentes.

Por favor acesse o link https://goo.gl/forms/xdpXWF3faz2xU9qw1 para acessar o questionário.

Não é necessário responder este e-mail. A pesquisa será realizada exclusivamente pelo formulário do link disponibilizado.

 

Atenciosamente,

RICARDO DEBIAZI ZOMER

Analista de Comércio Exterior

 

Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo

Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística

Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial

Tel.: +55 61 2027-8232

[www.mdic.gov.br]www.mdic.gov.br